André
Penazzi nasceu em meio à construção civil e está à frente do Setai Grupo GP
desde a sua fundação, há 15 anos. A empresa é líder de vendas tanto no segmento
de empreendimentos de alto padrão, quanto no programa do governo Minha Casa
Minha Vida. Confira abaixo a entrevista do empreendedor, que conta como surgem
os empreendimentos da grife e como funciona seu "laboratório de
ideias".
Os
projetos do Setai são muito arrojados. Como surge a ideia de um empreendimento?
Como tudo começa?
O
Setai nasce como um produto do Grupo Guedes Pereira mais exclusivo, e o
nascimento dele começa conosco, antes de chegar na arquitetura. Hoje, o grupo
tem uma série de linhas para atender a todos os públicos e mercados. Quando
identificamos uma área que consideramos ideal para abrigar um empreendimento
nosso, damos início ao processo criativo. Então, para ilustrar como pensamos e
agimos neste sentido, eu gosto de dar esse exemplo: pensamos numa hiper marca,
como a Louis Vuitton. Imagine uma roupa de couro que não tem nenhum defeito.
Como é feito o processo de seleção desse material por uma marca dessas? Quando
ele identifica o material perfeito, ele não pode ter falhas. Isso é feito num
processo manual, onde estas marcas de luxo agregam muito valor ao produto.
Então quando encontramos uma área que é unânime, ela é uma área Setai. Então
seria como o couro para a Louis Vuitton!
Depois
de identificar esse local com tanto critério, como saber qual o empreendimento
ideal para estar ali?
Quando
adquirimos estas áreas, nós fazemos, em seguida, um laboratório para escolher
qual o produto que se adequa a ela. Seguindo o mesmo raciocínio, você tem um
pedaço de couro perfeito. Se ele é grande, você pode fazer uma jaqueta. Se ele
é pequeno você faz uma bolsa menor. Esse laboratório de ideias também buscamos
nas nossas viagens. Uma área montanhosa, por exemplo, ela me lembra uma área
que adquirimos em Pipa, que fica em cima de uma falésia, me lembra a Grécia,
que é uma região também de falésias, então vamos buscar referências nos hotéis
em que nos hospedamos. Se for por exemplo uma área que verticaliza muito, como
Altiplano, Bessa, vamos buscar áreas com referências em produtos Miami, Nova
Iorque, Frankfurt, Dubai, Qatar, Abu Dhabi, enfim, uma diversidade de lugares
que têm empreendimento mais altos. Dessa forma, a gente realmente consegue
fazer um produto quase que perfeito para aquela área. É assim que surge um
empreendimento Setai.
Como,
então, formatar essas ideias para a nossa realidade?
A
gente adapta. Por exemplo, buscamos materiais em que haja uma mescla entre os
internacionais que trazemos, com os regionais, que lá fora também são
reconhecidos como de altíssimo padrão. Porque um material que nós compramos
aqui regionalmente tem um preço melhor, já que, lá fora, na exportação, com
frete, ele chega caríssimo.
Vocês
entregaram em fevereiro o Setai Casas Verticais, que inaugurou esse padrão de
luxo triplo A na cidade. Como foi este processo de alavancar este branding, de
apresentar a marca como premium?
Na
verdade, nós escolhemos fazer um produto que ninguém tinha. O mercado não tinha
nem de longe um produto parecido com o Setai, num primeiro momento. Então, ele
foi reconhecido, realmente, já como um produto de altíssimo padrão e
logicamente a gente traz nele um diferencial de preço. Essa convergência de
localização, arquitetura, design e precificação já seleciona o cliente. E nós
temos uma abordagem diferente. A gente não faz propaganda em TV ou em outros
veículos de massa. É um cliente que é buscado, de alto padrão. É um cliente que
é apresentado ao produto. Não é um produto que está na prateleira. Por isso ele
é sucesso de vendas. Ele é selecionado por um público bem específico.
Quais
as novidades que o Setai pode adiantar?
Nós
estamos com projeto de expansão para o Rio Grande do Norte e vamos ter vários
lançamentos em diversas áreas de beira-mar de João Pessoa e Cabedelo. Também
teremos novidades nas principais áreas do Altiplano Nobre e Bessa, tanto
beira-mar, quanto áreas de parques. Vamos entregar, em breve, o Setai Yacht, na
beira-mar do Cabo Branco, e, no final do ano, temos mais duas entregas: o
Edition, também no Cabo Branco, e o Acquamaris, no Bessa. Além disso, vamos
colocar no ar o novo site do grupo GP Setai.
Sobre
o Setai: Para conhecer mais sobre o Setai e o Grupo GP, a sede fica localizada
na Av. Epitácio Pessoa, 3333 - Miramar, em João Pessoa. Outras informações pelo
telefone (83) 3576-9866 ou WhatsApp: (83) 99686-3494. O perfil no Instagram é
@setaigroupgp, site: www.grupoguedespereira.com.br
ANDRÉ PENAZZI | Setai Grupo GP
12 Mai 2023- 162