No mundo, apenas 6% das grandes empresas são comandadas por mulheres e a estimativa é de que somente em 2038 a equidade de gênero comece a ser atingida. Este dado é da pesquisa da Deloitte, que mostra, apesar do número desanimador, uma luz no fim do túnel quando o recorte é o Brasil. Neste cenário, a construtora paraibana Brascon tem se destacado, sendo liderada por mulheres e tendo no seu quadro efetivo a presença feminina em destaque.
Aqui na Paraíba, as empresárias paraibanas Marcella e Carina Ramalho têm a missão de comandar a Brascon, empresa que nasceu em 1985, fundada pelo empresário Trajano Ramalho, que tem hoje 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e mais de 50% das vagas administrativas preenchidas pelo público feminino.
“Nosso mercado é muito desafiador, trabalhamos com grandes empreendimentos e percebemos é que nossa parte feminina a grande responsável pelo nosso diferencial: todos os nossos produtos se preocupam com a fachada, o design, a qualidade e o padrão em cada cantinho do empreendimento e já percebemos que isso tem dado certo”, destaca Carina Ramalho, CEO, diretora técnica, administrativa e financeira da empresa.