Fonte:
Imprimir
Ney afirma que “o Estado é laico” e defende direito à liberdade religiosa
- O Estado Brasileiro é laico, ou seja, não tem religião. Tem sim, o dever de garantir a liberdade religiosa consoante o artigo 5º, inciso VI, da Constituição: é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o direito ao livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da Lei, a proteção dos locais de culto e suas liturgias”.
A observação é do ex-senador Ney Suassuna, atualmente na suplência do Senado, que considera a liberdade religiosa um dos direitos fundamentais da humanidade “como afirma a declaração universal dos Direitos Humanos”.- “Entretanto, muitas vezes o preconceito existe e se manifesta pela humilhação imposta àqueles que são diferentes. No momento em que é humilhado, discriminado, agredido à sua crença, ele tem os seus direitos violados e também é vítima de um crime, previsto no Código Penal, que prevê punição para seus autores”, asseverou.
DESIGUALDADE
Em postagem em sua página no Instagram, o parlamentar paraibano também criticou a desigualdade educacional no Brasil “que se agravou com a chegada da pandemia, atingindo, sobretudo, estudantes de baixa renda e das regiões mais afastadas em que o abandono escolar, influenciado pela implantação do ensino remoto e das diferenças de materiais ofertados para o ensino público e privado, foi uma das consequências dessa disparidade que, mais uma vez, se faz sentir na educação brasileira.
BRASIL X ARGENTINA
Suassuna também anunciou que tem um novo livro pronto para sair que aborda um tema muito atual - Brasil X Argentina - que traz uma reflexão sobre as disputas comerciais e políticas entre esses dois países.
- A Argentina originou-se de um desmembramento do Vice-Reino do Rio da Prata, que originou ainda Paraguai e Bolívia. Já o Brasil reuniu todos os territórios sob administração portuguesa na América do Sul, incluindo aí o Uruguai que, pouco depois, alcançaria sua independência em 1828. O livro fala sobre todos esses aspectos até os dias atuais.

