no image

HOMENAGEADO - CHICO CÉSAR

TROFÉU HEITOR FALCÃO - 2024

  • 1624
Fonte:
Imprimir

Nascido Francisco César Gonçalves, em Catolé do Rocha, interior da Paraíba, veio para João Pessoa aos 16 anos onde formou-se na primeira turma do curso de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. De família humilde, fazia suas refeições no Restaurante Universitário e frequentava o Diretório Acadêmico onde também dava vazão ao seu talento musical, participando do grupo Jaguaribe Carne, acompanhado pelo seu inseparável instrumento, o violão, que domina com extraordinária habilidade.
CHICO CÉSAR sobressaía-se também como uma liderança estudantil, pelo seu temperamento insubmisso, valente, inconformista com as desigualdades e injustiças sociais. Certa vez, numa das fases mais duras do Regime Militar, enfrentou alguns dias e noites em greve de fome para protestar contra o aumento de preços nas refeições do HU que atendiam as necessidades dos estudantes carentes, Decidido a optar pela carreira musical, foi para São Paulo onde consagrou-se entre os grandes compositores brasileiros, iniciando uma carreira artística de repercussão internacional, emplacando inúmeros sucessos. Uma de suas composições mais emblemáticas, Mama África, transformou-se em hit, como um hino contra a discriminação racial.
Pelo conjunto de sua obra e pelo orgulho de ser paraibano, ele está entre os homenageados com o Troféu Heitor Falcão 2024 em sua edição especial de Jubileu de Prata.

no image
Matéria Anterior Ricardo Coutinho ressurge no cenário eleitoral da PB
Próxima matéria Propaganda High Tech
Leia também:

+Notícias

Não perca as mais lidas da semana

Artesanato em alta

12 Jul 2025
  • 106

Propaganda High Tech

12 Jul 2025
  • 106

Turnê na Capital

12 Jul 2025
  • 107
no image
Ver mais notícias