A fotografia é elemento indispensável ao jornalismo, seja impresso ou através das plataformas da internet. Em seus quase 48 anos de existência, a coluna Abelardo Jurema tem utilizado com frequência, assiduidade e fartura, fotos que ilustram os seus espaços, sejam de pessoas, paisagens, flagrantes do cotidiano e naturalmente, dos eventos sociais documentando o que se passa na sociedade paraibana.
Muitos são os profissionais que colaboram – ou já colaboraram – com a “coluna que todo mundo lê”. Destacamos três deles entre aqueles que merecem uma homenagem especial por tantos anos de dedicação a uma profissão que tem a responsabilidade de eternizar os momentos e refrescar a nossa memória.
DALVA ROCHA - Iniciou na profissão como assistente do fotógrafo Rocha, de quem ficou viúva. Com a morte do marido, que abastecia a crônica social com fotos preciosas dos nossos principais eventos, ela decidiu sequenciar o trabalho dele, mergulhando nas técnicas fotográficas e na evolução tecnológica das imagens digitais.
OSMAR SANTOS – Na época de Blow Up, produção norte-americana que exaltava o trabalho e a importância dos fotógrafos e suas modelos, em poses ousadas e sensuais, ele instalou o seu estúdio com a mesma denominação do filme, e era um profissional sempre muito requisitado em grandes recepções.
Muito tempo na estrada, ainda é um verdadeiro astro que continua em ação pois o talento não envelhece.
ANTÔNIO DAVID – Recentemente ele recebeu uma justa homenagem da Fecomércio – Federação do Comércio da Paraíba, que lhe produziu um álbum da coleção Grandes Nomes mostrando a saga dos Vaqueiros, reproduzida em fotos imortais captadas no interior da Paraíba por este grande profissional, um artista da fotografia que transformou o seu trabalho no que se poderia denominar em fotopoesia, verdadeiras crônicas, sem som e sem palavras.
HOMENAGEADOS - FOTÓGRAFOS
TROFÉU HEITOR FALCÃO - 2024
30 Ago 2024- 2022