As cerimônias que marcaram o 94º aniversário de morte do presidente João Pessoa, realizadas ontem pelo Governo do Estado, superaram as expectativas dos observadores e dos familiares que participaram da missa, realizada na Igreja da Misericórdia, com homilia impecável do celebrante, monsenhor Edinaldo, que dissertou, com muita propriedade e emoção, sobre a história do grande estadista paraibano, e da solenidade realizada na praça João Pessoa, em frente ao monumento que o consagra e eterniza na memória dos paraibanos.
Com a presença da banda da Polícia Militar, de alunos da Escola Militar e de escolas públicas estaduais, o evento foi prestigiado por muitas autoridades, entre elas o prefeito em exercício, Antônio Nominando Diniz, o secretário de Governo, Roberto Paulino, vereador Fernando Milanez, presidente do IHGP, Jean Patrício, além de uma expressiva participação popular e de familiares do presidente que confere o seu nome à Capital paraibana.
Repondo a verdade
Em seu pronunciamento ontem nas homenagens ao presidente João Pessoa, a jornalista e pesquisadora Rosa Aguiar desmistificou inverdades propaladas sobre o episódio de 30 e repetidas por falsos historiadores. E lembrou o seu pai, incisiva em defesa da verdade histórica.
- “É preciso que a história da Paraíba seja levada às escolas, através dos verdadeiros historiadores, para que os estudantes conheçam o que de fato aconteceu e a real dimensão do presidente João Pessoa como homem público e estadista” acentuou.
Já o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Jean Patrício, e o prefeito em exercício, Nominando
Diniz Filho, ofereceram um testemunho da integridade, da responsabilidade e da liderança que o presidente João Pessoa exercia em todo o País, e não apenas na Paraíba.
- Todos concordam que João Pessoa foi um homem à frente do seu tempo, ressaltou prefeito Nominando Diniz, cujo pai foi testemunha ocular da história de 1930.
O Cerimonial do Palácio do Governo, sob o comando da coordenadora chefe Gabrielly Fonseca, assessorada por Andreia Augusta e eficiente equipe de auxiliares, teve comportamento impecável no comando das solenidades em homenagem ao presidente João Pessoa, conduzindo com muita eficiência todas as etapas do evento.