O médico Astênio Fernandes, membro da Academia Paraibana de Letras, reaviva a memória dos paraibanos através de importante material sobre o marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, um conterrâneo ilustre esquecido na história do Estado, mas que teve grande importância na história do País. Eis somente alguns tópicos levantados pelo acadêmico e encaminhados à coluna:
1 – Natural de Cabaceiras, no interior da Paraíba, o marechal José Pessoa, que era sobrinho de Epitácio e irmão de João Pessoa, foi um militar brasileiro que lutou contra os alemães na Primeira Guerra Mundial comandando um pelotão do exército francês sendo condecorado por bravura em combates na França e na Bélgica.
2 – Foi idealizador e patrono da Escola Militar das Agulhas Negras, fundada em 1944 e considerada a mais importante escola preparatória de oficiais do Exército do País.
3 – Teve participação fundamental na elaboração, localização e execução do projeto da construção de Brasília, incluindo o eixo central e o Lago Paranoá, mas nunca teve o merecido crédito.
É mole, ou quer mais?
Refrescando a memória
17 Jul 2019- 147