As pontes que impactam pela beleza

A cereja do bolo

  • 96
Fonte:
Imprimir

A Paraíba tem a grande oportunidade de marcar um gol de placa nesse jogo deslumbrante de obras de engenharia que embevecem a alma através da visão, sendo um dos pilares do turismo.

A ponte que o engenheiro Argemiro Brito Monteiro da Franca projetou foi inspirada no próprio mangue que ela irá cruzar. Os seus arcos reproduzem na combinação de aço e concreto as raízes da vegetação que caracteriza os manguezais.

Tecnologia e arte num só projeto

A harmonia com o meio ambiente é garantida pela mínima intervenção de pilares no fluxo das águas – apenas seis pilares estão fincados em meio à vazão do rio, o que significa menos depósito de sedimentos – e a associação visual é plena.

O projeto da ponte do engenheiro Brito é uma gigantesca obra de arte com dois quilômetros de extensão que deixará um registro relevante na engenharia brasileira; ela será motivo de orgulho para o Governador e para todos os paraibanos.

Com exceção dos projetistas da Ponte Octávio Frias e da Ponte JK, todos os autores dos projetos das outras pontes são engenheiros estrangeiros. Dê uma oportunidade para a engenharia brasileira, particularmente paraibana. Faça com que os paraibanos sintam orgulho de sua própria terra. Fortaleça a autoestima de

nossa gente.

Governador João Azevedo: a Paraíba se encontra num momento especial de avanços na rica atividade turística, o Senhor tem realizado uma gestão com a marca de um engenheiro em suas decisões.

Esta é uma oportunidade única, nos dois anos de mandato que lhe restam, de deixar uma marca indelével na memória dos paraibanos. Construa a sua ponte com o futuro.

A vanguarda da engenharia paraibana

Texto: Reginaldo Marinho é jornalista e inventor premiado com medalhas de ouro em salões internacionais de tecnologia em Genebra e Londres, com o sistema construtivo Construcell.

Matéria Anterior Novidade Master
Próxima matéria Aldo Lopes deve ser eleito hoje para a APL
Leia também:

+Notícias

Não perca as mais lidas da semana

Buggy na TV

23 Fev 2024
  • 86

Alegria em dose dupla

23 Fev 2024
  • 71

O resgate

23 Fev 2024
  • 72
Ver mais notícias