FALE COM ABELARDO

  • 45
Fonte:
Imprimir

ARAEL MENEZES COSTA - João Pessoa
- Na verdade, o Aeroclube foi transferido para o local onde se encontra, em virtude da visão futurística do então Governador José Américo de Almeida, que intuiu a tendência da cidade em crescer na direção do litoral (Tambaú/Cabo Branco). Essa tendência era obstaculada, então, pela ocupação da faixa de terreno hoje conhecida por Tambauzinho, que impedia o lançamento do hoje conhecido Jardim Miramar, projeto do então Diretor Geral da Caixa Econômica Federal, na Paraíba e Presidente do Cabo Branco – Dr. Manoel Moraes e pela necessidade de se pavimentar a Av. Epitácio Pessoa, até a praia, pois à época havia apenas uma de suas faixa, pavimentada em paralelepípedos, até a entrada a Av. Santa Catarina.
Então, para permitir a execução do projeto do Jardim Miramar, para o qual a CEF Pb já tinha um programa de financiamento, o Governador José Américo negociou com a direção do Aeroclube, à época profundamente traumatizada por um acidente ocorrido na cabeceira da pista de pouso do Aeroclube que vitimou uma figura estimada de nossa sociedade, a sua transferência para um local mais adequado, que terminou sendo definido como a atual localização, parte de uma extensa fazenda pertencente ao Dr. Izidro Gomes, onde o Adroaldo Gomes e Aluísio Monteiro tinham intentado implementar um hipódromo, sem sucesso.
A escolha do local foi definida após intensa varredura dos terrenos nas cercanias da cidade, com o tamanho e outros parâmetros (como vento dominante) adequados a operações aéreas, após sucessivos voos de teste realizados pelo então instrutor de pilotagem do AEC Pb, Severino Cavalcanti, carinhosamente chamado pelos alunos de “Chico Manicaca”.
Toda essa operação foi financiada pela CEF Pb, que não apenas assumiu todo o seu ônus financeiro, como ainda patrocinou a pavimentação da Av. Epitácio Pessoa, abrindo assim, o caminho da praia, que representou uma nova era para nossa cidade.
Ainda como parte desse projeto de crescimento da cidade, o Governador José Américo apoiou de forma marcante outra pretensão do Caixa Econômica, conseguindo da União Federal a liberação do terreno onde seria erguida uma escola de aprendizes-marinheiros, onde a CEF-Pb fez surgir, então, o Jardim Manaíra e consolidou os caminhos do crescimento da cidade, para o que hoje conhecemos.

Matéria Anterior Mag Shopping passa por uma grande reforma
Próxima matéria Justa homenagem
Leia também:

+Notícias

Não perca as mais lidas da semana

Ver mais notícias